domingo, 25 de março de 2012

Sobre o número de encarcerados:

   Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça, publicada hoje pela colunista Cláudia Antunes na Folha de São Paulo, o número de presos no Brasil quase triplicou em comparação à mesma pesquisa realizada em 1995.

   Em 1995, havia 1 preso para cada 627 brasileiros adultos.
   Em 2011, a proporção estava em 1 preso para cada 262 brasileiros adultos.

   Quais conclusões podemos extrair desses números?

   Será que a polícia está mais eficiente? 
   Será que o número de crimes praticados aumentou? 
   Será que houve um aumento nas condutas tipificadas como crime? 
   Será que a falha está na execução da pena?
   Será a reincidência o problema?
   Será? 

2 comentários:

  1. O mais surpreendente, a meu ver, é que de 1995 para cá várias medidas despenalizadoras foram incorporadas e se solidificaram no nosso sistema.
    A própria lei 9.099, que trata do Juizado Especial Criminal, de princípios explicitamente despenalizadores, é de setembro de 1995.
    Ainda assim, o número de presos triplica.

    ResponderExcluir
  2. Essas estatísticas me remeteram a uma cena do filme Tropa de Elite 2, em que o personagem de Irandhir Santos (Deputado Fraga), logo no início do filme, apresenta estatísticas semelhantes, demonstrando o crescente número de encarcerados no Brasil. Ele estende essa projeção e acaba concluindo que seguindo esse ritmo em algumas dezenas de anos todos os brasileiros vão estar encarcerados.
    Será?

    ResponderExcluir

O espaço é aberto ao debate. Participe. Dê o seu pitaco. Exercite seu direito fundamental à liberdade de expressão. Aproveite que "dar pitacos" ainda não é fato gerador de tributo!