terça-feira, 20 de março de 2012

Nota de abertura:


Faculdade de Direito - UFPel
         
   Ao transcorrer dos seis anos de faculdade, contávamos com um espaço próprio para a troca de ideias. A saudosa Casa amarela na Praça Conselheiro Maciel (bem como as suas convidativas imediações) servia de recinto para que, nos encontros diários, pudéssemos conversar sobre os temas da atualidade: os jurídicos e os não-jurídicos.
   Até que “de repente” sobrevém a formatura, fazendo com que cada aluno – agora bacharel – siga seu caminho em busca da realização de seus sonhos.
   Assim, com o término daqueles encontros na Faculdade de Direito, ficamos sem o local que tínhamos para as conversas e trocas de opiniões. Mas é claro que velhos hábitos não se desfazem tão facilmente. Por vezes, diante de um julgamento interessante, de um caso bizarro ou de uma inovação legislativa, e-mails e mensagens nas redes sociais circulavam entre nós.
   Diante dessa situação, a Aline Tortelli teve a rica ideia de criarmos um blog para restabelecer virtualmente aquele contato físico não mais desfrutado. Já que não podemos mais conversar pessoalmente sobre o que acontece no mundo jurídico, o blog surge para preencher esta lacuna.
   Prontamente – e com bastante empolgação – aceitei o convite para participar desse projeto. Para nossa satisfação (minha e da Aline), a Laurisse Bernardi também encampou essa ideia, o que certamente fará toda a diferença (positivamente!).
   Quanto ao conteúdo, não sabemos exatamente a linha que blog seguirá. Talvez esta seja a parte mais interessante, não estipulamos quase nada. O certo é que o plano de fundo será o Direito, com maior ou menor intensidade, enfrentado direta ou indiretamente, já que objetivamente o Direito é o maior laço que nos torna afins.
   Daí o nome “Pitacos Jurídicos” – que demorou a ser eleito, pois nada é fácil em um regime democrático inaugural! –, pois o blog propõe-se a abordar temas diversos: notícias, julgados, inovações, comentários, críticas e desabafos sobre o que ocorre no Mundo do Direito.
   Já estabelecemos de antemão que a publicação não será em grande volume, pelo menos por enquanto. Primeiro porque cada um de nós possui outras atividades que demandam dedicação e segundo – e principalmente – porque o blog foi criado para um fim prazeroso, não podendo se tornar uma tarefa exaustiva.
   Não temos (nem de longe) a pretensão de ganhar um prêmio de melhor blog nem de atingir uma meta recorde de leitores, apenas a oportunidade de troca de ideias entre nós já vale o investimento. Mas evidente que a finalidade é tornar público o debate.
   Encerro essa singela nota enfatizando a minha alegria em ter recebido o convite para manter esse blog em conjunto com a Aline e a Laurisse, pessoas absolutamente inteligentes e interessadas, com quem tive a satisfação de conviver durante os seis anos de faculdade, e se tornaram amigas especiais.
   Vamos às postagens, então.

4 comentários:

  1. Finalmente...eis o blog! Que nossos leitores apreciem e compartilhem seus pitacos também!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renê! A escadaria e os bancos da praça faculdade fazem falta a todas as turmas que se formam na nossa Faculdade de Direito. É uma ótima iniciativa de vocês. Só vai faltar, mesmo, o chimarrão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa meus queridos. Sucesso nos papos e nos pitacos!!!
    Beijocas para vocês.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog. Está excelente! Visitem o meu: www..blogdoblum.wordpress.com

    ResponderExcluir

O espaço é aberto ao debate. Participe. Dê o seu pitaco. Exercite seu direito fundamental à liberdade de expressão. Aproveite que "dar pitacos" ainda não é fato gerador de tributo!