sexta-feira, 20 de julho de 2012

Criação de Defensoria Pública em Santa Catarina

   Com 38 votos favoráveis e nenhum contrário, o Legislativo barriga-verde aprovou na tarde da última quarta-feira (18) o Projeto de Lei Complementar nº 16/12, que cria a Defensoria Pública do estado de Santa Catarina e dispõe sobre sua organização e funcionamento. De acordo com o projeto aprovado, o novo órgão terá 21 núcleos e 60 cargos de defensores, que serão providos logo no primeiro concurso público. Também foi aprovada emenda à Constituição do estado, ajustando a Carta estadual ao advento da defensoria pública. 
   Para o deputado José Nei Ascari (PSD), que relatou a matéria na CCJ, o Parlamento entrega à sociedade “um bom modelo de defensoria”, melhorado em função das emendas acatadas e das sugestões recolhidas em audiência pública. Ascari destacou a possibilidade do órgão celebrar convênios com a OAB e universidades, “para garantir a universalidade do atendimento” e ressaltou que o defensor-chefe deverá comparecer à Assembleia para prestar contas das atividades do órgão. 
   Segundo o líder do governo, deputado Edison Andrino (PMDB), o projeto avançou muito e “representa o primeiro passo para cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal”. Andrino elogiou as emendas apresentadas pela bancada do PT, “que ajudaram a qualificar o projeto”. (Fonte: Assembleia Legislativa de SC).

   Cidades sedes dos 21 núcleos da defensoria pública criada: 

1. Araranguá 
2. Blumenau 
3. Caçador 
4. Campos Novos 
5. Chapecó 
6. Concórdia 
7. Criciúma 
8. Curitibanos 
9. Itajaí 
10. Jaraguá do Sul 
11. Joaçaba 
12. Joinville 
13. Lages 
14. Mafra 
15. Maravilha 
16. Rio do Sul 
17. São Lourenço do Oeste 
18. São Miguel do Oeste 
19. Tubarão 
20. Xanxerê 
21. Florianópolis 

2 comentários:

  1. Ótima notícia! Embora venha depois de um atraso de 24 anos (CF/1988) e sob intensa pressão do STF, é muito bem-vinda a criação da Defensoria em SC.
    Antes tarde do que nunca.

    ResponderExcluir

O espaço é aberto ao debate. Participe. Dê o seu pitaco. Exercite seu direito fundamental à liberdade de expressão. Aproveite que "dar pitacos" ainda não é fato gerador de tributo!